Artur Ramísio's profile picture Artur Ramísio

Administrator of Sandbox

Sobre mim

Professor no Agrupamento de Escolas João de Barros - Seixal.

Investigação em Multimédia em Educação, no âmbito da tese "e-Portefólios: personalizar, colaborar e aprender ao longo da vida".

  • First name: Artur
  • Last name: Ramísio
  • Occupation: Professor e Formador

Social media accounts

Espetáculo com António Zambujo

Espetáculo musical com o cantor António Zambujo, dia 22 de setembro, às 21.30 horas, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, no âmbito daseixal_rececao.jpg.1.

IMG_20170922_215416.jpg.1

IMG_20170922_221646.jpg.1

 

Jornadas de Apoio Tutorial Específico

Imagem1.jpg.2             Lisboa – 19 de maio

Escola Secundária Eça de Queirós

Programa

13.00h: Receção dos Participantes

13. 30h: Abertura

13.45h: Enquadramento ao Apoio Tutorial Específico: DGE

14.00h:Apresentação dos resultados do acompanhamento ao desenvolvimento e implementação da medida: IGEC

14.30h: Trabalho em subgrupos

16.00h: Apresentação de conclusões dos subgrupos

16.30h: Apresentação de Práticas Comentadas: Equipa Mentor

17.30h: Debate

18.00h: Encerramento: Direção da DGE e Direção da IGEC

 

jornadas_tutoria.jpg

Feira multicultural

Details

A Educação na Era Digital

1º Encontro de Boas Práticas no Concelho de Cascais

 

Aprendizagem Profissional na "Maior"

Details

Mahara Newsletter (ISSN 2230-4045)

Construção de e-Portefólios por adultos de curso de formação

Artur Ramísio

Um grupo de 14 formandos do curso de Educação e Formação de Adultos de Assistente Administrativo(a), promovido pelo Instituto Bento de Jesus Caraça e a decorrer em Paços de Brandão (Portugal), tem vindo a desenvolver, no módulo de Cidadania e Empregabilidade, a construção de e-Portefólios na plataforma Portfoliocommunities - Mahara.

Apesar das dificuldades inerentes ao facto de terem um nível muito baixo de competências informáticas, todos os formandos construíram os seus e-Portefólios e vários evidenciam estar motivados para os continuar a usar após a finalização do curso.

Esta experiência serve de base a um estudo descritivo a publicar brevemente, no qual se procura apreciar: a importância do e-Portefólio como estratégia de aprendizagem; a adequação do Portfoliocommunities como suporte tecnológico personalizado, colaborativo e incentivador de aprendizagens ao longo da vida, para adultos com habilitações escolares básicas; as expetativas dos formandos quanto ao uso que irão dar no futuro aos seus e-Portefólios.

---

Translation

Construction of ePortfolios by adults in a training course

A group of 14 trainees of the course of Education and Adult Education Administrative Assistant, sponsored by the Institute Bento de Jesus Caraça and held in Paços de Brandão (Portugal), has been developing the construction of ePortfolios in the citizenship and emplyability module using the Portfoliocommunities Mahara site. Despite the difficulties inherent in the fact that they have a very low level of computer skills, all trainees have built their ePortfolios and a number of them are motivated to continue to use their portfolio after the completion of the course.

This experience provides the basis for a descriptive study to be published soon, in which we want to address the importance of ePortfolios as a learning strategy, the adequacy of Portfoliocommunities as as site to facilitate collaboration and support of lifelong learning for adults with basic educational qualifications, the expectations of the trainees in regards to the use of their ePortfolios in the future.

https://mahara.org/newsletter

Details

Artur Ramísio's portfolios

Investigação

Details

PD em Multimédia em Educação

Site oficial do PD em Multimédia em Educação: http://multimediaemeducacao.web.ua.pt

O Programa Doutoral em Multimédia em Educação conta com a participação de docentes e investigadores altamente qualificados e com larga experiência no domínio da investigação nas áreas da Educação, das Tecnologias e do Multimédia das seguintes instituições:

Artur Ramísio's friends

Paixões da vida

Details

Artur Ramísio's wall

Dia da Vitória

Ontem foi celebrado o dia em que, com a tomada de Berlim pelas tropas soviéticas, a Alemanha nazi capitulou. O contributo da União Soviética foi decisivo para a derrota do nazismo e, por isso e por terem sido sacrificadas dezenas de milhões de pessoas da União Soviética, a Segunda Guerra Mundial foi designada por Grande Guerra Patriótica. 

parada militar dia da vitoria russia.jpg

Feira multicultural do AE das Olaias - 27 abril 2017

Folheto3.jpg

Folheto3_.jpg.1

Debate sobre a dependência da Internet

A dependência da Internet é já considerada uma doença. Na Coreia do Sul 1 em cada 5 jovens passa mais de 7 horas na Internet ou com jogos digitais, sendo já chamada "demência digital" a esta dependência. Deixam de participar na vida social, de praticar desporto, etc.
Crianças e jovens ganham competências de raciocínio mas perdem a habilidade de usar a Internet e os recursos digitais.
A Internet tem-se tornado na grande praça social que substituiu os locais onde ao longo da história as pessoas se sociabilizavam.
http://tvcultura.cmais.com.br/jcdebate/videos/jc-debate-sobre-vicio-de-internet-30-12-2013

Seminário: Alunos, escola, família, sociedade e tecnologias: ubiquidade? dependência?
17/01/ 2014 - DE U. Aveiro
Sinopse: Sendo inegável a ubiquidade das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), estando estas cada vez mais presentes no quotidiano de alunos, professores e famílias e sendo usadas com fins cada vez mais diversificados, os cenários de desenvolvimento que promovem estão longe de ser consensuais. Apesar do potencial transformador que lhes é reconhecido, o impacte que a sua exploração tem na aprendizagem, nas relações sociais, na saúde ou na evolução do mercado de trabalho tem sido objeto de debate em vários fóruns. Contando com testemunhos de várias áreas, presencialmente ou online (Educação, Comunicação, Psicologia e Tecnologia) e uma síntese de resultados da investigação científica sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação, pretende-se neste seminário sensibilizar para benefícios e desvantagens do uso das ferramentas disponíveis. Nesse sentido, serão debatidos temas como: i) as TIC e o desenvolvimento de “eskills” e a emergência de novas profissões ou ii) as TIC e potenciais dependências que a sua utilização acrítica pode desencadear, com a finalidade de discutir cenários de desenvolvimento sustentável da sociedade.
https://www.facebook.com/events/570563636352414/

View whole wall

TIC_7º_AEJB

TIC_8º_AEJB